Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessos
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37

» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28

» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 Maio 2014 - 15:34

» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22

» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13

» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00

» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13

» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12

» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27

» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23

» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33

» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02

» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00

» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19

» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07

SINOS Foto Clube web site
Visite nosso site
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Previsão do Tempo
Fale com o SFC

Clique aqui para falar com o SFC, se apresentar, solicitar informações sobre como ingressar no clube, etc.

E para quem gosta de técnica, o assunto é MACRO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

E para quem gosta de técnica, o assunto é MACRO!

Mensagem por Lise Pereira em Ter 8 Fev 2011 - 1:26

Não é fácil tirar macrofotografias, muitas vezes temos que ser pacientes, rápidos, e habilidosos para não perder aquele click mágico. Mas o que atrai tanto nesse tipo de foto? Podemos dizer que ser macrofotógrafo no Brasil é padecer num paraíso. No Brasil, com tanta mata quentinha, a atlântica, a amazônica e mais o cerrado, a bicharada se expande e se esbalda numa variedade de espantar Noé. Os besouros, por exemplo, que formam a ordem mais exagerada da Terra, com 300 mil espécies, no Brasil chegam a 60 mil. Algumas, verdadeiras jóias vivas. As borboletas e mariposas não ficam atrás. Das 120 mil espécies, temos bem umas 40 mil, e das mais vistosas. É só botar aí nossos pássaros, flores e árvores, que está formado o tal paraíso que tanto alucina os fotógrafos. É claro que macrofotografia não é apenas de seres vivos, mas sem dúvida, espero que vocês concordem comigo, as macros de seres vivos são realmente lindas.
Por definição macrofotografia é a arte de ampliar detalhes ou pequenos objetos, e assim revelar a beleza escondida, imperceptível aos olhos humanos.

Existem alguns equipamentos que auxiliam a macrofotografia, como por exemplo:

1. Objetivas macro – São projetadas para se ter o máximo de focalização em toda a foto, pois utilizando acessórios para macrofotografia temos grandes perdas nas bordas do quadro. As objetivas Macro possuem um cilindro helicoidal, podendo focalizar de infinito até em escala de 1:1 (um centímetro do filme equivale a um centímetro do real). São desvantagens das Objetivas Macro possuem custo elevado e pequena luminosidade, mas já existem objetivas com boa luminosidade, entretanto o custo é ainda maior. Aqui as objetivas ainda podem ser divididas em objetivas normais macro, Teleobjetiva macro, Objetivas Zoom Macro.

2. Tubos (anéis de extensão) - São tubos, sem lentes, que aumentam a distância entre a objetiva e o filme. São colocados entre a objetiva e a câmera. Os tubos de extensão são vantajosos pois possuem peso reduzido, não exigem lentes (não provocando distorção óptica), mas dificultam a operação de troca, e para se conseguir tamanho exato de imagem, interferem na fotometria.
Costumam ser vendidos em jogos de três unidades que podem ser usadas em diversas combinações. Há tubos manuais e automáticos: no primeiro caso, não há conexão entre a câmera e o mecanismo de fechamento do diafragma da objetiva; no último, este continua a funcionar normalmente.

3. Anel Inversor - Inverte a objetiva, a parte anterior da objetiva é acoplada na câmera com o uso deste anel, possibilitando fotos a curta distância.

4. Lentes de Aproximação - Funcionam como uma lente de aumento comum, sendo rosqueada na objetiva (ou adaptador), são chamadas, a meu ver erroneamente, também de "Filtros Close-up". Têm como vantagens seu uso não envolver modificações na exposição das fotos; são baratas e fáceis de usar. E como desvantagens não permitem proporção alta da imagem; provocam perda de nitidez e distorção da imagem, exigem diafragma fechado pela sua esfericidade.

Citação:

Proporção da imagem - Relaciona o tamanho real do objeto sobre a escala de reprodução da macrofotografia. Quando a imagem registrada no filme mostra o objeto em menor dimensão que na realidade, a relação de reprodução é indicada por 1:X. Quando ela é maior, é indicada por X:1 (com X um número maior que 1). macrofotografia começa em 1:1. Entre aproximadamente 1:10 e 1:1 é close-up.

O objetivo desse artigo é fazer uma análise de como o uso de lentes close-up influencia no auxílio de macrofotografia, já que é o meio mais barato de podermos aperfeiçoar ainda mais nossas fotos. Não pretendo postar fotos de diversas situações e sim fazer uma explanação sobre a questão.

A grande questão que algumas pessoas indagam que as lentes close-up não servem para nada. A conclusão pode ser tirada mais abaixo, com a leitura desse artigo.

As lentes close-up são mais eficazes quando usadas junto com comprimentos focais maiores. O que também é bom porque diminui o efeito da distorção da imagem que é comum quando utiliza-se uma objetiva macro de pequena distância focal (ex.: 50mm) pois teremos que aproximar muito do objeto a ser fotografado.

Vamos mais além agora. Agora vamos colocar os centímetros em prática. Muitos usuários questionam sobre a eficácia da lente close-up porque querem que ela diminuía a distância de foco. Bem isso ocorre sim, mas de uma forma diferente do que muitos pensam.

Bom com isso dá para concluir que as lentes close-up realmente são úteis, principalmente quando usadas a uma distância maior do assunto juntamente com o zoom ótico.



Demais detalhes, como gráficos, podem ser vistos neste link: http://www.macrofotografia.com.br/artigos/macrofotografia2.shtml




--------------------------------------------------------------------------------
Links para Download
www.cryteam.com.br/volcano/artigo/macro.xls
- Equação para o cálculo da distância x dioptria da lente (Excel)

Referencias Bibliográficas

GEORGES, Gregory;LARRY, Berman;MAHER, Cris. 50 Fast Digital Camera Techniques. (2004)
POWELL, Stepehn. Adding Macro Capability to Ordinary Digital Cameras- www.macrophotography.org/modules.php?name=News&file=article&sid=7
SANSONOVSKI, Tacio Philip. Vários Artigos. www.macrofotografia.com.br


Lise Pereira
Admin
Admin

Feminino Número de Mensagens : 2503
Idade : 36
Localização : São Leopoldo- RS
Faz o que da vida : Bancária
CISFC: : **********
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.lisepereira.fot.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E para quem gosta de técnica, o assunto é MACRO!

Mensagem por Juliano Dias em Ter 8 Fev 2011 - 10:41

Para quem ainda não comprou os acessórios citados na matéria, recomendo, é diversão garantida.

_________________
Juliano Dias
http://www.flickr.com/juliano_dias
http://picasaweb.google.com/julianomaster
(51) 8181-8676

Juliano Dias
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 385
Idade : 35
Localização : São Leopoldo
Faz o que da vida : Administrador de empresas
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickr.com/juliano_dias

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum