Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessos
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37

» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28

» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 Maio 2014 - 15:34

» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22

» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13

» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00

» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13

» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12

» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27

» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23

» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33

» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02

» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00

» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19

» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07

SINOS Foto Clube web site
Visite nosso site
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Previsão do Tempo
Fale com o SFC

Clique aqui para falar com o SFC, se apresentar, solicitar informações sobre como ingressar no clube, etc.

Como ser um fotógrafo de casamento de sucesso e renome

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como ser um fotógrafo de casamento de sucesso e renome

Mensagem por Marcelo Pacheco em Qua 11 Ago 2010 - 13:48

O texto, apesar de um pouquinho longo, compartilha com muitas opiniões que tenho sobre qualquer tipo de "ensaio fotografico", achei bem interessante e reproduzo em todo seu teor!

Todos os fotógrafos sonham em ser famosos e em ter o seu trabalho reconhecido, independentemente da área em que o fazem. Se pretende ser um fotógrafo de casamento de sucesso e que o seu nome seja reconhecido pela qualidade, deve ler as seguintes dicas.

Porque é que um wedding planner ou um casal de noivos têm tanto trabalho a preparar pormenores num casamento que depois não são registados pelo fotógrafo? Porque é que alguns fotógrafos não planeiam o seu trabalho em detalhe de forma a conseguirem um bom trabalho final? Pode ser duro saber, mas 95% do talento não cobre apenas os 5% de esforço!
Porque é que um fotógrafo não pensa como um editor de uma revista?

Quando fotografa um casamento, um fotógrafo tem de pensar como um editor de uma revista: tem de considerar previamente o enquadramento, não apenas de cada fotografia, mas também no enquadramento geral da história que vai contar. O fotógrafo deve contar uma história. Pense assim: se as fotografias que fez de um determinado casamento fossem publicadas numa revista de renome, como deveriam ser? Gostava que quem visse o seu trabalho sonhasse com um conto de fadas semelhante? Você quer ser um fotógrafo famoso ou um medíocre? Decida!
Pense como um wedding planner ou como os noivos

Gosta de design de casamentos? Então está preparado para fotografar a verdadeira magia de um casamento, e ser famoso com isso. Todos os fotógrafos de casamento sabem que têm de fotografar a noiva e o noivo na cerimónia, os noivos sozinhos, a primeira dança dos noivos, o corte do bolo, etc. Mas e onde está a fotografia dos convites de casamento? Onde está a fotografia da flor que o noivo ofereceu à noiva? Onde está a fotografia dos botões de punho que o pai ofereceu ao filho? Sabia que estas coisas eram importantes para os noivos? É essencial colocar-se na mente dos noivos e do wedding planner e rever os detalhes e tudo que necessita de atenção – tudo que vai dar emoção à história contada.
Se pensa que pode estar em diversos locais ao mesmo tempo, ou não está bom da cabeça ou não está bom da cabeça.

Para fotografar tudo o que é importante, não pode ser apenas uma pessoa a fazê-lo. Você tem de estar auxiliado por um assistente. Se você quer ser não apenas bom, mas excelente no seu trabalho e com isso obter fotografias dignas de uma revista e de sucesso, então os detalhes do casamento têm de sobressair. E para que esses detalhes não sejam perdidos é necessário um bom trabalho de equipa, não só com o wedding planner ou com os noivos, mas também com um ajudante escolhido de forma meticulosa, gerido da mesma forma, e que abrace a sua perspetiva de trabalho sendo capaz de complementar o seu trabalho com qualidade.
E como não perder nada?

Arme-se com uma tabela de ocorrências e com um assistente(s). A tabela de ocorrências é uma linha temporal que diz o que vai acontecer a cada hora, estando assim preparado para saber o que fotografar a que horas e como coordenar o seu assistente para que nada falhe. Deverá ser capaz de captar todas as belas nuances do casamento, no seu decorrer, e ter sempre em mente a perspetiva editorial das fotografias.
Seja agressivo sobre ser colaborador

Faça equipa com o wedding planner e com os noivos e conheça a sua agenda com todos os detalhes, planeando as fotografias de todos os pormenores. Atenção: as fotografias devem ser planeadas numa checklist! Não pense que apenas a sua cabeça artística será suficiente para decidir o que vai fazer e o que vai fotografar de acordo com as ocorrências – assim nunca será um fotógrafo excelente e famoso, apenas um medíocre com algum talento.
Divida para conquistar

Cubra todos os locais e detalhes. Pode, por exemplo, ir fazendo close ups à noiva e o seu assistente ir atrás a fotografar grandes planos.
Pense como um fotógrafo profissional

Superfícies, adereços, iluminação, justaposição: todos fazem uma grande diferença! Desta forma poderá fotografar o bouquet, os brincos, os sapatos, os botões de punho, todos juntos à luz da manhã em cima da mesa da sala.
Comunique e antecipe tudo!

Converse com os noivos ou com o responsável pelo casamento, e reveja os horários, prevendo as partes da linha de tempo onde não pode estar em dois locais ao mesmo tempo. Por exemplo, como consegue estar a fotografar a noiva a vestir o vestido de noiva e o noivo a preparar-se ao mesmo tempo? Pense neste tipo de problemas e resolva-os conversando com eles e combinando horários. Deve ter sempre tempo para fotografar todos os detalhes da recepção do casamento: decoração das mesas e detalhes das mesmas. Tudo deu muito trabalho aos noivos ou ao wedding planner e se não registar esses pormenores, o seu trabalho não será um trabalho bem feito.
Certifique-se que está no mesmo comprimento de onda

Não tenha problema em repetir tudo o que percebeu que os noivos ou wedding planner lhe transmitiram. É importante que a sua linha de comunicação esteja aberta e que faça parte de uma equipa, não sendo apenas o fotógrafo. Perceba e compreenda o conceito da festa de casamento e será capaz de captar o espírito que os noivos gostariam de incutir nesse dia.
Seja criativo

Não copie, inspire-se e crie o seu estilo. Pode inspirar-se nos melhores fotógrafos de casamento do mundo, mas crie o seu estilo, e inspire os noivos criando fotografias únicas. As fotografias transmitem emoções e é imperativo que consiga retirar essas emoções dos noivos. Aproveite momentos e fotografe emoções: o primeiro olhar do noivo quando entra a noiva, o olhar da noiva quando o noivo diz sim, o primeiro beijo de casados, e até antes de entrarem na cerimónia, caso se desejem ver, o primeiro olhar quando se admiram momentos antes. Nunca culpe os noivos por não cooperarem, a culpa será sempre sua, pois terá sempre de se adaptar a cada casal e a cada um dos noivos, e não eles a si.
Promova-se oferecendo o seu trabalho

Pensa que é especial e que vai continuar a ser o único que faz algo original? Desengane-se: a evolução acontece e acontece para quem está aberto a ela. Promova-se com qualidade, ofereça o seu trabalho a grandes websites de casamento, diga que está disposto a oferecer trabalhos ou fotografias para criar conteúdo visual. Faça o mesmo para grandes publicações de casamento, ou para edições especiais. Ao “oferecer” o seu trabalho estará a ganhar renome e a ser conhecido pela indústria e pelos responsáveis editoriais de websites e de revistas da área. Se o seu trabalho for bom, e os devidos créditos forem dados, você será reconhecido. Não se esqueça das redes sociais: Twitter, Facebook, etc. esteja lá, e partilhe o seu trabalho com todos. Não envie spam para ninguém – se ninguém lhe pediu um orçamento ou uma newsletter, não a envie: promover-se não significa impor-se.

Crédito:http://omeuolhar.com/

Marcelo Pacheco
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 738
Idade : 47
Localização : NH
Faz o que da vida : Fotografo
Data de inscrição : 26/01/2009

http://www.marcelopacheco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como ser um fotógrafo de casamento de sucesso e renome

Mensagem por Lise Pereira em Qua 11 Ago 2010 - 14:16

Para quem, como eu, se interessou e leu o texto que o Pacheco postou até o fim, e também tem uma queda por fotografias de casamento, sugiro dar uma olhada no site do Vinicius Matos.
Particularmente, gosto muito do trabalho do cara, sendo que segue a mesma tendência de fotografia social fotojornalística.
Bom texto, Pacheco! Acredito que artigos deste tipo tem bastante a acrescentar na nossa aprendizagem, pois fotografar não é só se preocupar com abertura, velocidade e apertar botões. Em eventos, temos que lembrar que estamos lidando diretamente com a emoção dos clientes.

Lise Pereira
Admin
Admin

Feminino Número de Mensagens : 2503
Idade : 36
Localização : São Leopoldo- RS
Faz o que da vida : Bancária
CISFC: : **********
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.lisepereira.fot.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum